MOTOR DE PASSO
Um motor elétrico DC, é um transdutor que converte energia elétrica em movimento do rotor. Porém, em muitas aplicações a rotação do eixo precisa ser exato, o que seria muito difícil utilizando um motor elétrico DC, justamente pela falta de um controle mais rígido sobre a rotação.
O motor de passo, também é um transdutor, mas ao contrário do motor DC, existe um controle sobre o deslocamento do eixo. Cada deslocamento angular é chamado de passo, por isso o nome motor de passo, pois a rotação se dá passo-a-passo.
Uma das características do motor de passo é o ângulo de cada passo. O passo é o menor deslocamento angular. Por exemplo, se o motor tem um passo de 7,2graus, isto significa que uma volta completa (360graus) está dividida em 50 passos (7,2 * 50 = 360), ou seja, uma volta completa é composta de 50 deslocamentos angulares. Quanto menor o tamanho do passo, maior é a precisão que teremos. Existem motores de 0,72 graus, 1,8 graus, 3,6 graus, 7,2 graus, etc..
Os motores de passo são caracterizados basicamente em 2 categorias (Unipolar e Bipolar)
1) Motor de passo Unipolar apresenta uma derivação central (center tape) entre o enrolamento de duas bobinas.
2) Motor de passo Bipolar não apresenta a derivação central entre o enrolamento de duas bobinas. Entretanto, o circuito para controlar este tipo de motor é mais complexo do que o unipolar. A vantagem do bipolar é apresentar um torque maior
Um outro ponto importante, é identificar as bobinas do motor de passo. Para saber qual deles é o comum, basta medir a resistência ohmica entre cada fio. Por exemplo, entre o fio “A” e o “B”, a resistência é de aproximadamente 150 ohms, enquanto que a resistência entre o fio “C” e qualquer outro é 75 ohms. Logo o fio “C” é o fio comum da alimentação (12V) e os demais são as bobinas.
Para tentar auxiliá-lo abaixo tem uma tabela com duas seqüências de cores de fios de motor de passo, caso o seu motor de passo tenha uma coloração diferente, então será necessário testar até encontrar a seqüência correta das bobinas. Uma forma de testar a seqüência das bobinas é a seguinte: alimente o fio comum da alimentação e o terra da fonte encoste em cada fio de bobina, um de cada vez, quando o motor girar quatro passos para o mesmo lado, você acabou de encontrar a seqüência correta, anote e proceda a montagem do projeto.
Sequencia de Cores 1 | Sequencia de Cores 2 |
Passo 1 - Azul | Passo 1 - Laranja |
Passo 2 - Branco | Passo 2 - Amarelo |
Passo 3 - Vermelho | Passo 3 - Marrom |
Passo 4 - Amarelo | Passo 4 - Vermelho |
Configuração Passo a Passo:
A configuração passo consiste em girar o motor passo-a-passo, para isto se excita uma bobina de cada vez. O único cuidado que devemos ter é com excitação correta de cada bobinta, ou seja, a ordem das mesmas deve ser obedecida. Note que o desenho ao lado é apenas uma ilustração do motor de passo, neste caso o passo seria de 45 graus. Para girar no sentido anti-horário, basta fazer o acionamento ao contrário, ou seja, Bobina 1, 2, 3 e 4.
BOBINA 1 | BOBINA 2 | BOBINA 3 | BOBINA 4 | POSIC EIXO MOTOR |
OFF | OFF | OFF | ON | |
OFF | OFF | ON | OFF | |
OFF | ON | OFF | OFF | |
ON | OFF | OFF | OFF |
Configuração Meio Passo:
A configuração meio-passo consiste em girar o motor metade de um passo, para isto se excita duas bobinas e depois uma de cada vez. O único cuidado que devemos ter é com excitação correta de cada bobinta, ou seja, a ordem das mesmas deve ser obedecida. Note que a configuração meio-passo tem inserido a configuração passo, logo se você precisa implementar a configuração passo e meio-passo em VHDL, poderá usar um case, só que no passo o contador é incrementado de 2 em 2, enquanto que o meio-passo o contador é incrementado de 1 em 1 .
BOBINA 1 | BOBINA 2 | BOBINA 3 | BOBINA 4 | POSIC EIXO MOTOR |
OFF | OFF | OFF | ON | |
OFF | OFF | ON | ON | |
OFF | OFF | ON | OFF | |
OFF | ON | ON | OFF | |
OFF | ON | OFF | OFF | |
ON | ON | Off | Off | |
ON | OFF | OFF | OFF | |
ON | OFF | OFF | ON |
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