Placa Eletrônica Conversor Analógico

Imagem placa conversora

A Eletrônica do Conversor Analógico

Este projeto consiste em uma placa eletrônica capaz de converter sinais analógicos de laço de corrente muito baixo em sinais duplo de tensão corrente (4~20mA). Os sinais que entram em cada canal tem valores não comerciais e deverão ter um espelhamento na saída com os valores comerciais encontrados facilmente nos conversores AD de microcontroladores e Controladores Lógico programáveis.

O projeto em resumo consiste em “espelhar” nas 4 saídas o conteúdo das 4 entradas mantendo a linearidade do sinal e respectivas grandezas. A placa possui um filtro passa baixa de ordem 1 ajustável via trimpot com frequência de corte de 80 a 160Khz.

Entradas e Saídas da Placa eletrônica

Os sinais ligados nas entradas da placa eletrônica vem de transdutores muito sensiveis instalados em um dispositivo maior que não pode ser divulgado. As saídas analógicas da placa eletrônica são ligados nas entradas do CLP para interpretação em conjunto com sistema supervisório.

Entradas analógicas:
1) 0 a 160 uA DC
2) 0 a 400 uA DC
3) 0 a 200 uA DC
4) 0 a 100 mA DC

Saídas analógicas:
5) 0 a 10 Volts DC | 4 a 20mA
6) 0 a 10 Volts DC | 4 a 20mA
7) 0 a 10 Volts DC | 4 a 20mA
8) 0 a 10 Volts DC | 4 a 20mA

imagem saidas da placa
imagem  da freq de corte

FILTRO PASSA BAIXA (Ordem 1)

Para cada bloco analógico um filtro passa baixa de ordem 1 com frequência de corte ajustável via trimpot de 80 a 160Khz foi implementado

Vale lembrar que o FPB de ordem 1 atenua apenas -6DB por oitava. De qualquer forma foi construído para um pré filtro nas leituras dos sinais analógicos tendo em vista que ensaios práticos mostraram que nesse caso expecífico um filtro de ordem superior não seria necessário.

VENHA TRABALHAR COM A GENTE